fevereiro 04, 2011

Relações de poder na saúde pública de Florianópolis nas primeiras décadas da República

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, a questão da saúde pública e novos padrões de comportamento compuseram o cenário da capital catarinense, assim como os levantados por Michel Foucault na obra Microfísica do Poder.
M. Ouriques

Ainda que sejam as práticas sociais que constituem o sujeito o tema geral do estudo de Michel Foucault, a questão do poder também permeia sua obra. Para Foucault as relações de poder também estão presentes no cotidiano. Segundo o autor, não se consegue abarcar o entendimento de uma sociedade analisando-a somente pelo viés do Estado. As práticas de relações de poder existem também nas micro-relações sociais, como incremento das relações de opressão do Estado.

No texto A política da saúde no século XVIII, da obra Microfísica do Poder, Foucault mostra como a questão da saúde virou foco do poder sobre a vida:

O surgimento progressivo da grande medicina do século XIX não pode ser dissociado da organização, na mesma época, de uma política da saúde e de uma consideração das doenças como problema político e econômico.

Entre o fim do século XIX e o início do século XX, a questão da saúde pública e novos padrões de comportamento, assim como os levantados por Foucault, compuseram o cenário de Florianópolis:

Desse modo, é possível relacionar a emergência de novos padrões de comportamento que definiam condutas a serem ou não toleradas, com a identificação e a classificação dos segmentos pobres da população como um ameaça à ordem social, o que desencadeou um processo de segregação destes espaços definidos e isolados a partir de políticas de saneamento que adquiriam conotações ‘físicas’ e ‘morais’.

A obra A República em Santa Catarina: modernidade e exclusão (1889-1920) da professora do Departamento de História da UFSC, Roselane Neckel mostra como as mudanças comportamentais da sociedade estavam evidentes, não só na imprensa como nas falas de administradores públicos. Eram, segundo a autora, hábitos e preocupações provenientes do velho mundo, “os higienistas europeus definiram as intervenções no espaço urbano como essenciais para o controle de doenças (...)” . O interesse destes administradores públicos na questão da salubridade, da organização e dos modos de vida de Florianópolis mostra a preocupação central do poder político.

Dentro do cenário europeu, Foucault afirma que “não se trata mais do apoio a uma franja particularmente frágil da população, (...) mas de maneira como se pode elevar o nível de saúde do corpo social em seu conjunto”.

Segundo Michel Foucault, essa preocupação com a saúde do corpo social provém da emergência de uma manutenção da mão-de-obra e mais ainda, ao crescimento demográfico da Europa. Havia, portanto, a necessidade de organizar esse novo e grande corpo social a fim de adequá-lo ao aparelho de produção.

Ainda que a capital catarinense tivesse uma economia tímida, nas primeiras décadas do século XX pairava na elite local um sentimento em prol da modernização da cidade, buscando segundo Neckel, “ultrapassar em direção aos modernos padrões burgueses de urbanização e de organização social e que deveriam, sem maiores delongas, ser impostos à população”.

As práticas sociais normalizadas e padronizadas demonstram o controle do Estado sobre a vida, ficando clara, portanto, a intervenção concreta deste no corpo social.

O que ocorreu em Florianópolis nas primeiras décadas do século XX foi uma remodelação dos hábitos da população e no cenário da cidade:

As obras de saneamento, em nome da higiene e da saúde pública, interferiram na vida de vários sujeitos sociais, moldando condutas, normatizando comportamentos, impondo uma ‘ordem’ à ‘desordem urbana’ .

A idéia de transformar comportamentos de toda uma população para alcançar uma cidade civilizada, estas novas maneiras de intervir no controle da sociedade vem de encontro ao discurso de Foucault, onde “uma sociedade normalizadora é efeito histórico de uma tecnologia de poder centrada na vida”


Referências

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. rio de Janeiro: Graal, 1979

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979

NECKEL, Rosaleane. A República em Santa Catarina: modernidade e exclusão (1889-1920) Florianópolis: UFSC, 2003



Nenhum comentário:

Postar um comentário