maio 23, 2012

Revolução Mexicana



ð A revolução custou cerca de 1 milhão de mortos para o México e resultou na Constituição Mexicana de 1917 (5/2/1917) que é considerada a melhor do mundo. Porém é pouco estudada nos cursos de direito, por exemplo, (direito constitucional) devido a tradição eurocêntrica.

ð Em 1910 os EUA já tinham um mercado forte e estavam interessados nos países ao sul (América Latina) como mercado. Países que competiam com os EUA: França, Alemanha, Japão e Inglaterra. (estes países apoiaram a Revolução Mexicana, com interesse em acabar com a hegemonia dos EUA). Exemplo disso foi a garantia dada por um kaiser (alemão) de que o México teria todo o seu território - que havia sido perdido para os EUA - de volta.

ðEnfrentamento de um país com problemas sociais (México) e um país em grande desenvolvimento (EUA).

ðPrincipais características:
            *Posição geográfica favorável – ocorre perto dos EUA;
            *Primeiro país latino-americano a acabar com o Estado liberal oligárquico (no México durou entre 1876-1910) – No México foi onde o Estado Oligárquico mais desenvolveu, onde o capitalismo usou todas as suas forças. Foram construídas inúmeras estradas de ferro, pelos oligarcas, no norte do país com a intenção de ligá-lo aos EUA.
            *México influencia os países latino-americanos a acabarem com o seu Estado Oligárquico.
             *Caráter anti-imperialista.

ðQuem vem no lugar dos oligarcas como classe é a burguesia agrária, agora com operários mais organizados, estes conquistaram uma jornada de trabalho mais reduzida, por exemplo.

ðAo mesmo tempo em que estavam próximos dos EUA, os mexicanos usaram o território estadunidense como escape, devido ao severo regime do governo de Porfírio Diaz. Lá, os revolucionários, escreviam seus jornais que chegavam ao México clandestinamente. Os revolucionários também aproveitavam para comprar armamentos nos EUA. Os EUA não apresentaram resistência a presença dos mexicanos que refugiaram-se no seu território.

ðPeriodizações da Revolução Mexicana:

ð Primeira Periodização (1910-1917):
            Pensamento: derrubar Porfírio Diaz (vários mandatos) - A presidência de Díaz se caracterizou por impulsionar a industrialização do país a custa da exploração das classes camponesa e operária.
            Estourou o processo revolucionário com o assassinato dos irmãos Sedon (pertenciam a classe média e foram mortos por possuírem armamento em casa)
            Haviam três facções na Revolução Mexicana – Emiliano Zapata (sul), Pancho Villa (norte) e Obregón.
            Convocado uma assembléia para o término da revolução e a elaboração da nova constituição. Debate de idéias muito avançado, os camponeses puderam participar.
            Um dos principais artigos da constituição dizia respeito a reforma agrária, e assegura que a terra não pode ser mais vendida, só herdada, além disso nenhum estrangeiro poderia comprar terras em determinadas regiões mexicanas.
            O fim da revolução seria, portanto, 1917  - ano da constituição mexicana.

ðSegunda Periodização (1910-1920)
            Periodização defendida pelo historiador Adolfo Gilly.
            A briga teria continuado após a constituição. Zapata ainda estava vivo e não entregou as armas.
            A burguesia agrária mata os dois líderes da revolução: Zapata em 1919 e Villa em 1923.
            Esta burguesia entendia que a revolução poderia recomeçar, pois os revolucionários não conseguiram tudo o que queriam na constituição.
            1920 – mudança de governo.

ðTerceira Periodização (1910-1940)
            Quase tudo que a revolução pensou e projetou foi colocado na constituição. Mas estas conquistas foram aplicadas na prática?
            Entre 1934-1940 o México foi governado por Lázaro Cárdenas (participou da revolução) – quis aplicar tudo que estava na constituição de 1917- usou o exército para aplicar a lei.
            Os principais pontos colocados em prática por Cárdenas:
            * educação socialista – dentro do direito da solidariedade e não da competitividade – a escola passa neste momento a competir com a igreja.
            *reforma agrária
            * nacionalização do petróleo – anteriormente explorado na sua maioria pelos EUA e Inglaterra.
            * política internacional soberana – ligar o México com o mundo corta relações com fascistas, reconhece países latino-americanos que lutam contra o imperialismo estadunidense.

ð1940 até hoje – grande queda do processo revolucionário mexicano.
            1940-1982-conservadores (revolucionários)
            1982-hoje- neoliberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário